Muitas vezes, a internet é lembrada apenas em seus aspectos negativos (que existem, não se pode negar), bem como as notícias divulgadas são, em sua maioria, de fatos negativos (como se as coisas boas deixassem de existir).
Mas não! A internet é uma ferramenta poderosa também para a educação e a divulgação do que existe de belo no mundo.
Nesse sentido, desde 2005 o Professor vem utilizando-se dela em sua prática pedagógica, quer como ferramenta que auxilia nas aulas (organização de textos e links a serem usados), quer como divulgação de seu trabalho pedagógico, bem como sua linha de pensamento dentro da democracia e da liberdade de cátedra (art. 206 da Constituição Federal).
O inicio desse trabalho deu-se por meio do blog zip.net (bem como pelos links ali postos), ganhando novo impulso no final de agosto de 2009, com o blog aulanossa.blogspot (no qual a transparência pedagógica, por meio da divulgação das sínteses da aula, tornou-se um grande canal de comunicação entre Professor e Comunidade Escolar Local).
Outros trabalhos paralelos, de uso da internet para a divulgação de fatos e eventos (tais como do bairro e da paróquia, dentre outros: homenagem, reflexões, textos etc), vinham ocorrendo há tempos, mesmo que em caráter de arquivo pessoal (não institucional, mas para perpetuar – por imagens e relatos, experiências importantíssimas que não podem passar “em branco”).
Dai surgiu este projeto, “Paz Educa”, como forma de centralizar e ampliar todas essas experiências.
“Paz Educa”: a Educação, como processo amplo (que acontece dentro e fora das escolas) só pode ocorrer plenamente em uma CULTURA DE PAZ, na qual as pessoas são respeitadas pelo que SÃO, em suas capacidades – ao contrário da “cultura de morte”, tão vivenciada por meio de destacar somente o que não presta, valorizando não a essência das pessoas, mas o que elas POSSUEM.
Perpetuar o que há de bom, valorizar o ser humano naquilo que ele é; confiar nele, mostrar-lhe de que é capaz de ir além e superar suas dificuldades; transparência em divulgar a prática pedagógica, estabelecendo canais válidos e efetivos de comunicação em um contexto amplo (que engloba o entorno e seus desdobramentos) = tudo isso e muito mais é “PAZ EDUCA”.
Este projeto (e todos seus desdobramentos anteriores e paralelos) não conta com NENHUM patrocínio institucional.
Inclusive a iniciativa de criação, hospedagem do web site e registro de domínio está inteiramente custeado pelo criador do mesmo.
O trabalho docente é, sem dúvida, um trabalho institucional, pois leciona-se em alguma instituição, em algum sistema de ensino. Mas ele vai muito além disso, não se esgotando em si.
Ao elaborar e publicar um trabalho vai-se muito além da instituição na qual ele pode ser vivenciado. Isto porque hoje está-se em uma instituição, ontem e amanhã em outra, ou mesmo permanecer na mesma para sempre – e o trabalho continua, modifica-se, aprimora-se.
É exatamente como a água e como o ar: estão presentes em tudo; são vitais, mas não se aprisionam em um ou outro local, apesar de servir-se e moldar-se a ele. Veja o que acontece com a água estagnada: apodrece. Já se ela está em curso, forma o rio e toma-lhe o formato, exatamente por estar em movimento. O mesmo vale para o ar: forma o ambiente, dá-lhe vitalidade, molda-se a seus limites; mas se não circula, não se renova, fica sem oxigênio. E sem oxigênio, morre e mata.
FINALIZANDO:
Esta versão, do modo como está e com este nome, brotou exclusivamente da mente do Professor, que atua há décadas na educação formal pública. O mesmo sabe que somente a PAZ é capaz de EDUCAR - dai PAZEDUCA.
Posteriormente, descobriu que há outros programas na internet que valorizam a paz como solução na educação. Cabe deixar bem claro que, apesar dos objetivos estarem próximos e os nomes serem idênticos, NÃO HÁ QUAISQUER RELAÇÕES ENTRE ELES. São independentes em sua existência, apesar de terem a mesma crença e o mesmo nome.
Tantos programas semelhantes porque a PAZ e a EDUCAÇÃO devem caminhar juntas, sempre! Ainda bem que há muita gente de bem e muitas entidades idôneas com a mesma preocupação. Graças a Deus e a seres humanos sensíveis dispostos a lutar por uma causa séria e inadiável.